terça-feira, 17 de julho de 2012

Horta Escolar

OFICINA DE HORTA ESCOLAR (Programa mais Educação)

O resgate ao cultivo da terra, a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e a interação entre professor, aluno  e comunidade são apenas alguns dos objetivos alcançados na oficina  de Horta Escolar. É gratificante ver os alunos buscando receitas para usar os produtos colhidos, experimentando saladas e pricipalmente aprendendo a cultivar. Quem cultiva, respeita a natureza, busca uma alimentação mais saudável, vivencia novas atitudes.
Parabéns a todos que fazem parte desta oficina, em especial ao trabalho incansavel da oficineira Enaide e a da coordenadora do projeto, professora Olinda.




segunda-feira, 9 de julho de 2012

NOSSA FESTA JULINA FOI UM SUCESSO

O sábado 7 de julho estava muito frio, mas a alegria e as delícias culinárias da festa aqueceram toda comunidade Emílio tarragô. O salão paroquial esteve lotado a partir das 18h, com lindos caipirinhas e seus familiares.
Agradecemos a colaboração dos alunos, professores, pais, funcionários e comércio local, sem os quais nossa festa não aconteceria.

















domingo, 8 de julho de 2012


Parabéns a todos os alunos que participaram (6º ano a 8ª série)!

Alunos classificados para 2ª fase em Capão da Canoa dia 15 de setembro:

Nível 1
Priscila de Oliveira
Rafaela Valim
Ana Júlia da Silva

Nível 2
Manoela Silva
João Pedro Azevedo
Luan dos Santos
Eduardo Piu

Informações  no site http://www.obmep.org.br/



62 anos da Emílio Tarragô

O Decreto de criação da escola ocorreu dia 20 de junho de 1950.
Nosso escola recebeu este nome em homenagem ao Professor Emílio Tarragô assumpção.

 Quem foi Emílio Tarragô Assumpção? 

Emílio Tarragô Assumpção nasceu em Cruz alta . Sua família mudou-se para Cerro Largo onde fez o ensino primário.
 Em 1945 matriculou-se na Escola Normal rural "La Salle", onde formou-se professor  primário rural em dezembro de 1949.
Em 1950 fez exame de ingresso para Escola Técnica de Agricultura de Viamão. Cursou zootecnia, sendo diplomado em dezembro de 1952.
Em março de 1953 foi admitido como professor de Escola Normal Rural de Osório para lecionar zootecnia e práticas agrícolas. Nesta escola destacou-se como docente e orientador dos alunos.
No dia 15 de outubro do ano 1954 estava pescando na Lagoa dos Barros (Sangradouro), quando o aluno Diogo Peres pediu socorro pois, estava se afogando. ao tentar salvá-lo, Emílio e Diogo caíram em uma depressão da lagoa e morreram afogados. A morte deles causou grande comoção na cidade, pois o professor era figura destacada na escola e na comunidade. Diogo que era aluno do 3º ano rural destacava-se como líder estudantil. 
O professor foi homenageado em todo litoral norte. em Osório com o nome de uma rua e em Capão da Canoa com o nome da nossa escola.

Um pouco das comemorações dos 62 anos