Escola Estadual de
Ensino Fundamental Emílio Tarragô Assumpção
Projeto
Oficina de Aprendizagem
- Alfabetização e Letramento -
Dados de Identificação
Escola: E. E.
E. F. Emílio Tarragô Assumpção
Endereço: Av.
Darcy Feijó, s/nº - Arroio Teixeira
Cidade: Capão
da Canoa
Estado: RS CEP: 95.555 –
000
Diretora:
Noeli Zanoti Ferreira
Vice-diretora:
Loiva
Beatriz
Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais:
Cibele Cortes Mann ( Supervisão)
Maria Celina Righi Tem Caten (Orientação
Educacional)
E-mail: emilotarrago@gmail.com
Blog:
Tarragoassumpcao.blogspot.com.br
Fone / Fax: (051) 3622 1507
Responsável
pelo projeto: Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais
Execução do Projeto: Jacqueline Ruschel
Grechi
Público Alvo: alunos dos Anos Iniciais encaminhados
pelas Professoras e/ou Coordenação Pedagógica.
JUSTIFICATIVA
Alfabetização e letramento – são, no estado atual do
conhecimento sobre a aprendizagem inicial da língua escrita, indissociáveis,
simultâneos e interdependentes: a criança alfabetiza-se, isto é, constrói seu
conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em
situações de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com
material escrito real, e não artificialmente construído, e de sua participação
em práticas sociais de leitura e de escrita; por outro lado, a criança desenvolve
habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita nas práticas
sociais que a envolvem no contexto do, por meio do e em dependência do processo
de aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita. Este alfabetizar
letrando, ou letrar alfabetizando, pela integração e articulação das várias
facetas do processo de aprendizagem inicial da língua escrita, é, sem dúvida, um
dos caminhos para a superação dos problemas que vimos enfrentando nesta etapa
da escolarização.
Para que todo este processo ocorra acreditamos ser necessário estratégias de apoio ao trabalho
do professor e ao desenvolvimento do aluno, especialmente, quando o mesmo
evidenciar um tempo mais lento e/ou dificuldades de acompanhar o processo .
OBJETIVO
Oferecer atendimento em pequenos grupos através de jogos, desafios,literatura
infantil... , ou seja, diferentes recursos que levem os alunos a avançarem no processo de
alfabetização e letramento.
TEMPO
Agosto a dezembro de 2012.
Manhãs - terças,
quartas e quintas.
PÚBLICO ALVO
Prioritariamente alunos do bloco de alfabetização (1º, 2º e
3º ano) e alunos do 4º e 5º ano que ainda evidenciem dificuldades oriundas da
alfabetização .
DESENVOLVIMENTO
O trabalho será realizado em pequenos grupos para que as
necessidades especificas de cada aluno sejam atendidas.
A metodologia utilizada terá como recursos principais a ludicidade , o uso de material concreto e as tecnologias de informação.
Grupos de até 6 alunos divididos em cinco grupos (terças 2
grupos, quartas 2 grupos e quinta 1 grupo). Cada grupo terá 2 atendimentos semanais.
RECURSOS HUMANOS
Professora de alfabetização e letramento com carga horária
de 10h para atuar na oficina de aprendizagem.
RECURSOS MATERIAIS
·
Livros de literatura infantil
·
Jogos pedagógico
FREQUÊNCIA DOS ALUNOS
Os alunos terão o controle (chamada) de presença na oficina,
o qual justificará as 10h de designação
da Professora para tal atendimento.
AVALIAÇÃO
Manter um contato semanal com as professoras dos alunos da oficina e a coordenação pedagógica para acompanhar os
progressos e dificuldades no processo de aprendizagem de cada aluno e assim
planejar estratégias de ação na oficina.
Será considerado satisfatório o trabalho realizado na
oficina de aprendizagem se o objetivo for alcançado.
PROJETO BIOGRAFIAS
Turma : 6ª série
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Professora: Maria Celina
Entre as ações do Projeto, aconteceu o estudo de biografias e obras de grandes líderes brasileiros e mundiais, organização de painéis sobre os líderes e apresentação do estudo para a turma e em outro momento para o turno da manhã, buscando compartilhar os conhecimentos construídos.
Alunas: Jéssica e Letícia
Estudo de Allan Kardec
Alunas: Danieli e Karoline
Estudo de Ayrton Senna
Alunos: Pâmela e Pedro Davi
Estudo de Nelson Mandela
Alunos: Eduardo G e Eduardo D
Estudo de Cora Coralina
Alunas: Rafaela e Ana Júlia
Estudo de Luther King
Alunos: André e José Ricardo
Estudo de João Paulo II
Alunos: Érich e Júlio César
Estudo de Zumbi dos Palmares
Alunos: João Vitor e Cleisson
Considerações da Professora Celina.
Parabéns Professora Celina, você aceita desafios e faz a diferença!
Parabéns Alunos da 6ª série, vocês estiveram maravilhosos na apresentação do estudo realizado.!
PROJETO O PRAZER DE LER E ESCREVER
Turma: 6º ano
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Professora: Maria Celina
Expondo os trabalhos realizados ( leitura da obra, resenha crítica e desenho da capa do livro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário