PROJETOS


Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tarragô Assumpção




       Projeto 

Oficina de Aprendizagem

 - Alfabetização e Letramento -


Dados de Identificação

Escola: E. E. E. F. Emílio Tarragô Assumpção

Endereço: Av. Darcy Feijó, s/nº - Arroio Teixeira

Cidade: Capão da Canoa

Estado: RS                         CEP: 95.555 – 000

Diretora: Noeli Zanoti Ferreira

Vice-diretora: Loiva Beatriz

Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais:
Cibele Cortes Mann ( Supervisão)
 Maria Celina Righi Tem Caten (Orientação Educacional)

 Blog: Tarragoassumpcao.blogspot.com.br

              Fone / Fax: (051) 3622 1507           

             Responsável pelo projeto: Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais

             Execução do Projeto: Jacqueline Ruschel Grechi

            Público Alvo: alunos dos Anos Iniciais encaminhados pelas Professoras e/ou Coordenação Pedagógica.





JUSTIFICATIVA

Alfabetização e letramento – são, no estado atual do conhecimento sobre a aprendizagem inicial da língua escrita, indissociáveis, simultâneos e interdependentes: a criança alfabetiza-se, isto é, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situações de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído, e de sua participação em práticas sociais de leitura e de escrita; por outro lado, a criança desenvolve habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita nas práticas sociais que a envolvem no contexto do, por meio do e em dependência do processo de aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita. Este alfabetizar letrando, ou letrar alfabetizando, pela integração e articulação das várias facetas do processo de aprendizagem inicial da língua escrita, é, sem dúvida, um dos caminhos para a superação dos problemas que vimos enfrentando nesta etapa da escolarização.
Para que todo este processo ocorra acreditamos ser  necessário estratégias de apoio ao trabalho do professor e ao desenvolvimento do aluno, especialmente, quando o mesmo evidenciar um tempo mais lento e/ou dificuldades de acompanhar o processo .


OBJETIVO

Oferecer atendimento em pequenos grupos através de jogos, desafios,literatura infantil... ,  ou seja,   diferentes recursos que levem  os alunos a avançarem no processo de alfabetização e letramento.


TEMPO

Agosto a dezembro de 2012.
Manhãs -  terças, quartas e quintas.

PÚBLICO ALVO

Prioritariamente alunos do bloco de alfabetização (1º, 2º e 3º ano) e alunos do 4º e 5º ano que ainda evidenciem dificuldades oriundas da alfabetização .


DESENVOLVIMENTO

O trabalho será realizado em pequenos grupos para que as necessidades especificas de cada aluno sejam atendidas.
A metodologia utilizada terá como recursos  principais a ludicidade , o  uso de material concreto   e as tecnologias de informação.
Grupos de até 6 alunos divididos em cinco grupos (terças 2 grupos, quartas 2 grupos e quinta 1 grupo). Cada grupo terá 2  atendimentos semanais.


RECURSOS HUMANOS

Professora de alfabetização e letramento com carga horária de 10h para atuar na oficina de aprendizagem.

RECURSOS MATERIAIS

·         Livros de literatura infantil
·         Jogos pedagógico


FREQUÊNCIA DOS ALUNOS

Os alunos terão o controle (chamada) de presença na oficina,  o qual justificará as 10h de designação da Professora para tal atendimento.


AVALIAÇÃO

Manter um contato semanal com as professoras dos  alunos da oficina  e a coordenação pedagógica para acompanhar os progressos e dificuldades no processo de aprendizagem de cada aluno e assim planejar estratégias de ação na oficina.
Será considerado satisfatório o trabalho realizado na oficina de aprendizagem se o objetivo for alcançado.





PROJETO BIOGRAFIAS


Turma : 6ª série

Língua Portuguesa
Professora: Maria Celina

Entre as ações do Projeto, aconteceu o estudo de biografias e obras de grandes líderes brasileiros e mundiais, organização de painéis sobre os líderes e apresentação do estudo para a turma e em outro momento para o turno da manhã, buscando compartilhar os conhecimentos construídos.


Estudo de Mário Quintana
Alunas: Jéssica e Letícia



Estudo de Allan Kardec
Alunas: Danieli e Karoline


Estudo de Ayrton Senna
Alunos: Pâmela e Pedro Davi


Estudo de Nelson Mandela
Alunos: Eduardo G e Eduardo D


Estudo de Cora Coralina
Alunas: Rafaela e Ana Júlia


Estudo de Luther King
Alunos: André e José Ricardo


Estudo de João Paulo II
Alunos: Érich e Júlio César


Estudo de Zumbi dos Palmares
Alunos: João Vitor e Cleisson


Considerações da Professora Celina.

Parabéns Professora Celina, você aceita desafios e faz a diferença!
Parabéns Alunos da 6ª série, vocês estiveram maravilhosos na apresentação do estudo realizado.!




PROJETO O PRAZER DE LER E ESCREVER

Turma: 6º ano

Língua Portuguesa

Professora: Maria Celina




Expondo os trabalhos realizados ( leitura da obra, resenha crítica e desenho da capa do livro)




Aluna Rita



AlunoLuís Antônio



Aluno Giovane


Aluno Douglas


Aluno Paulo Ryan


Aluna Laís


Aluno Nícolas



Aluno Augusto



Aluno Jadson



Aluno Janryê

Nenhum comentário:

Postar um comentário