segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TRABALHOS DE CIÊNCIAS

TRABALHOS DE CIÊNCIAS

Parabéns Profª Daiana e Alunos 

GRUPO 1                                                                     

Escola Emilio Tarragô Assumpção
Turma:72  Disciplina: Ciências
Professora: Daiana Sheffer
Componentes : João Pedro Roxo,
Iasmin Duarte Rodrigues ,
Stefani  dos Santos Matos ,
Junior Santos Ferreira,
Eduardo Henrique Piu da silva

O que é a gripe suína? Como é transmitida?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do da gripe humana que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. É uma doença respiratória e aguda,cuja transmissão ocorre por meio das vias aéreas, de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com secreções de pessoas infectadas.

Sintomas
Gripe comum
Gripe H1N1
Tosse
Menos intensa
Seca e continua
Febre
Não chega a 38ºC
Picos com 39ºC
Dificuldade de respirar
Pouco frequente
Intensa
Ardor nos olhos
Leve
Intenso
Dores no corpo
Moderado
Intenso
Muco
Intenso
Pouco comum
Calafrios
Às vezes
Frequente
Cansaço
Moderado
Extremo
Dor de garganta
Acentuada
Leve
Dor de cabeça
De menor intensidade
Intensa






















Cuidados para não adquirir a gripe

           
 

O tratamento para a gripe suína é feito com a toma de medicamentos que impedem a replicação do vírus Influenza A           H1N1 no organismo humano. Os antivirais Tamiflu e o Releza tem demonstrado sua eficácia ao longo dos anos. Medicamentos de suporte para baixar a febre e diminuir o mal estar também podem ser utilizados, se o médico achar necessário. Durante o tratamento recomenda-se que o indivíduo alimente-se normalmente e beba bastante água. O repouso é muito importante e por isso,estudantes não devem frequentar a aula e trabalhadores devem faltar o trabalho. 


 GRUPO 2







GRUPO 3



GRIPE A H1N1
 
            
 


O vírus H1N1 é o vírus da terrível febre suína que vem aterrorizando o mundo, o vírus que antes só atingia os suínos acabou de alguma maneira sendo transmitido para o ser humano e com isso criou uma doença perigosa. Há dez anos o subtipo H1N1 do vírus. Desde abril de 2009, porém, conseguiu paralisar países, mobilizar governos e centros de controle de infecção de todo o mundo. Em junho, fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevasse para o nível seis – o máximo – o alerta de pandemia.

                                   
                                                                                                             

 
É possível prevenir a GRIPE A  H1N1?
Sim. Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e jogue o lenço no lixo após o uso. Lave bem as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Você também pode usar produtos à base de álcool para limpar as mãos. Evite tocar os olhos, boca e nariz, porque os germes se espalham desse modo. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres. Evite contato próximo com pessoas doentes. Alimente-se bem.
                                         

Faça a vacina!



Lave as mãos com água e
sabão frequentemente!
 
 Os sintomas da Gripe A
 
Os sintomas da Gripe A são similares aos sintomas da gripe convencionam, porém com maior ênfase nos sintomas. Os sintomas são
      FEBRE ALTA TOSSE, DORES MUSCULARES, CANSAÇO, DIARREIA, VÔMITO, IRRITAÇÃO NOS OLHOS E FLUXO NASAL (ranho)
 
 

 
              
 Casos de GRIPE A  H1N1 já em 2009.
           
            Foram confirmados 98 mil pessoas atingidas pela Gripe A H1N1 em 120 países num total de 429 mortes. No Brasil já foram confirmadas 1.566 casos, 34 mortes pelo vírus influenza A  H1N1 sendo 33 no Rio Grande do Sul, 16 em São Paulo8 no Rio de Janeiro e4 no Paraná.


 GRUPO 4



Previna-se.

 



H1N1
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).
                  
Vacina

 A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos. Existe ainda uma vacina com ação trivalente, pois imuniza contra o H1N1e o H3N2 da influenza A e contra o da influenza B.
É bom lembrar que a vacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

        


Recomendações
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Tratamento
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.




Escola Estadual de Ensino Fundamental Emilio Tarragô Assumpção.


Componentes: Palloma Viana, Carlos Eduardo Fedrizzi e Gleice Souza.


Turma 71.
                                     

Julho de 2012.


 

 GRUPO 5


   Escola:  Emílio Tarragô
Turma: 71
Componentes: Andressa Matos , Lucas Terra, Andressa Quarti e Thiago Menger .



    O que é H1N1?
A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).
A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009 a OMS elevou o nível de alerta de pandemia para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes.
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.


Quais são os sintomas que causam?
Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.

MODO SIMPLIFICADO DE COMO LAVAR AS MÃOS :

       

 



Prevenções:
A Gripe A é uma doença respiratória aguda e o modo de transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio de espirro, tosse ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.


Medidas simples podem ser adotadas para PREVENIR a doença:
Lave as mãos com freqüência, usando água e sabão;
Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies;
Mantenha hábitos saudáveis como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados.









 




































































  

                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário